Mesa-redonda Financiamento à Eficiência Energética em Portugal

Workshop temático – Edifícios Públicos

28 junho de 2022 | 09:45 – 13:00 (Hora de Portugal) | Online
Workshop temático – Edifícios Públicos

Este evento é organizado pela Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA) em parceria com APESE – Associação Portuguesa de Empresas de Serviços de Energia.

As mesas-redondas sobre financiamento à eficiência energética em Portugal tem por base uma série de 3 workshops temáticos com organizações nacionais relevantes cuja, participação e limitada às entidades convidadas, seguido de um evento público de feedback aberto a todos os interessados.

Background: Tendo por base a iniciativa “Smart Financing for Smart Buildings” e alimentando a “Renovation Wave for Europe”, a Comissão Europeia está a organizar um conjunto de Fóruns subordinados ao tema do financiamento sustentável, os “Sustainable Energy Investment Forums (SEI Forums)” com o objetivo de aumentar a capacidade e a cooperação entre os diferentes atores, públicos e privados, para a definição de programas de investimento e modelos de financiamento de grande escala. Desde 2017, os SEI Forums já organizaram mais de 30 eventos abrangendo vários dos Estados-Membros da UE.

O objetivo da primeira Mesa-redonda sobre o Financiamento à Eficiência Energética em Portugal é promover o diálogo entre os principais atores portugueses sobre como melhorar o acesso ao financiamento privado para investimentos em eficiência energética, nomeadamente tendo por base o Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030, a Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética e o PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, no contexto do Plano de Investimento do Pacto Ecológico Europeu e com o apoio de Programas como o InvestEU para o período 2021-2027.

O setor público depende em forte medida dos fundos estruturais e programas de apoio Europeus para promover programas de reabilitação dos seus edifícios. As regras de contratação pública, os limites ao endividamento e a falta de capacidade técnica são, entre outras, algumas das principais barreiras à adoção de contratos de performance energética ou outros modelos de financiamento. Como podem as entidades públicas utilizar os fundos do PRR e do Portugal 2030 para começar uma verdadeira onde de renovação?

Formato: Workshop com 16 a 20 representantes de diferentes instituições publicas e organizações que atuam neste segmento de mercado, tendo por base convite.

Objetivo: Definição de uma “declaração de missão” com base nos contributos dos participantes.

Participantes: Representantes de instituições envolvidas em projetos, financiamentos ou ao nível regulamentar em reabilitação de edifícios públicos.

Agenda

Speakers

No items found.

Workshop temático – Edifícios Públicos

Speakers

No items found.